Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mães que perderam filhos

Sou uma mãe como milhares, que viu seu filho partir. Quando isto acontece há uma divisão em nossa vida, o Antes e o Depois da partida daquele ser tão amado, é uma saudade/dor constante. Pretendo aqui abrir espaço para nossas histórias sobre os nossos filhos que partiram, o que aconteceu, qual o motivo, momentos felizes ou engraçados que compartilhamos. Enfim qualquer coisa que uma mãe esteja com vontade de falar, aqui terá esta oportunidade! Fiquem a vontade! Bjins de Mãe para Mães!

12 comentários:

  1. MEU FILHO ENVIOU ESTA MENSAGEM PARA MIM EM 14 JULHO DE 2004(3 dias antes da tragédia).


    "Atalhos" Martha Medeiros Quanto tempo a gente perde na vida? Se somarmos todos os minutos jogados fora, perdemos anos inteiros. Depois de nascer, a gente demora pra falar, demora pra caminhar, aí mais tarde demora pra entender certas coisas, demora pra dar o braço a torcer. Viramos adolescentes teimosos e dramáticos. Levamos um século para aceitar o fim de uma relação, e outro século para abrir a guarda para um novo amor,e já adultos demoramos para dizer a alguém o que sentimos, demoramos para perdoar um amigo, demoramos para tomar uma decisão. (...) Pessoas experientes já não cozinham em fogo brando, não esperam sentados, não ficam dando voltas e voltas, não necessitam percorrer todos os estágios. Queimam etapas. Não desperdiçam mais nada.Uma pessoa é sempre bruta com você? Não é obrigatório conviver com ela. O cara está enrolando muito? Beije-o primeiro. A resposta do emprego ainda não veio? Procure outro enquanto espera. Paciência só para o que importa de verdade. Paciência para ver a tarde cair. Paciência para sorver um cálice de vinho. Paciência para a música e para os livros. Paciência para escutar um amigo. Paciência para aquilo que vale nossa dedicação. Pra enrolação, atalho.

    ResponderExcluir
  2. Minha Dovce Amiga
    lindo seu blog
    Apesar de muito triste"
    Procure olhar tudo com amor,
    alegria e paz.
    Porque a nossa felicidade não
    está no que é ruim e muito menos
    no que não vale a pena.
    Uma vida com as virtudes da vida
    é muito mais vida!"
    Muita Paz!
    Forte Abraço.
    Vania mae do Anjo Daniel

    ResponderExcluir
  3. Concordo Vania, tanto que , como escrevi la no meu depoimento que aqui será um lugar para o que quiserem contar, momentos felizes e engraçados que passamos com eles, mas não menos importante as lembranças que nos deixaram e verdadeiras lições de vida , como considero as últimas mensagens que meu filho enviou por e-mail, alertando sobre o que estamos fazendo de nossa vida terrena. Obrigada pela atenção e carinho, escreva sempre que quiser!É muito importante receber uma sugestão de Mãe para Mãe! Bjins e que Deus nos ampare sempre!

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA pela formação deste grupo!
    O sentimento que nos une é o o da "DOR da PERDA" e, só perde em intensidade para o mais nobre dos sentimentos,o do "AMOR". É esse sentimento de AMOR que deve nos impulsionar para que o elo ora formado se foraleça e, nos portunize CRESCER e FAZER CRESCER.
    Que o PAI MAIOR nos ilumine.
    PAZ e LUZ!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a ti Marta pela presença enriquecedora no encontro! Espero que possamos compartilhar experiências produtivas juntamente as outras Mães, pois amor e persistência não faltarão com certeza! Deus nos abençoe sempre e Iumine este novo caminho!

    ResponderExcluir
  6. Uma família que perde um filho é muito assediada, num primeiro momento, são os amigos, familiares, vizinhos, colegas, etc. A medida em que o tempo vai passando e as pessoas vão retomando sua rotina, “pois a vida continua” para todos, é que para a mae e os irmaos e familiares mais diretos, a realidade começa a se impor. As pessoas já não querem mais falar sobre o que aconteceu, como se não falando ajudasse a esquecer ou a não doer.
    Ao contrário de outras perdas, o tempo, no caso da mae, no começo não é um bom aliado, e quanto mais os dias vão passando, mais aguda fica a dor da realidade. O tempo cronológico de perda não é o mesmo da assimilação. Dói ver a rotina sem o filho. A vida não é mais a mesma, ela não continua, ela recomeçou sem aquela pessoa, e com uma história interrompida. Nada é igual a família modifica, falta um prato na mesa, tem alguém que não entra mais pela porta dizendo “mãe cheguei”, ou “mãe, eu demorei”, ou ainda “o que tem para comer”. Não se escuta mais o mesmo barulho na casa,nem o mesmo entra sai de amigos, não há mais a televisão alta, nem folia, computador e nem video games...
    É esta a realidade que machuca. É essa realidade que só se instala na casa e na vida de quem perdeu. Para a mae dói ir ao supermercado,na padaria e não comprar aquilo que estavam acostumados a fazer automaticamente, as coisas preferidas do filho. Dói colocar na mesa a comida que O MAYKON amava comer, , chegar à hora do almoço. Anoitecer.Dói chegar nas datas comemorativas,como aniversário,pascoa,natal e saber que vc iria tocar algo com seu VIOLAO ou d de sua GUITARRA Q O MAYKON AMAVA ,ben são estes os detalhes mais delicados de se lidar, e que passam despercebidos por quem não compartilha a rotina. Consolar talvez não seja o mais adequado, sugiro agüentar a dor do amigo, deixá-lo falar, respeitar seu silêncio, seu tempo. Não há consolo para esta situação. È necessário disponibilidade para estar perto sem ser invasivo, sem exigir uma reação imediata.
    Quero conhecer pessoas que tiveram a mesma experiência e saber o que mudou... Para a morte de um filho não há cura, tratamento, nem alívio para a dor. A morte de um filho faz sofrer o coração até o fim. Fim que não chega nunca. Morre-se um pouco todos os dias. Enlouquece-se de dor, sem se perder a razão.
    Dizem que mãe não deveria chorar a morte do filho, mas a dor desta perda é um pranto sem lágrimas, um lamento silencioso.
    Saudade...
    Dor infindável...não existe remédio, não existe cura.
    Aperta o peito, sufoca e faz com que a angustia domine o nosso ser.
    Saudade resultado da distância, dói, mas tem cura ao rever a pessoinha que se ama.
    Saudade de quem partiu sem data para se reencontrar, esta, mata aos poucos.
    É um sentimento tão violento que arranca de dentro da gente a alegria das cores, o ar puro da natureza, a beleza da vida.
    Saudade... dor profunda que vai até a alma da gente A MÃE TE AMA MEU FILHO VC FOI MEU ORGULHO BEIJÃO SAUDADE !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc disse tudo, é exatamente dessa forma...Fazem 7 meses q perdi meu anjo, e hj eu posso dizer, pouquissimos amigos é que ainda estão do meu lado, posso dizer até que a minoria, bem minoria mesmo....mas eu continuo como se tivesse sido ontem ;(

      Excluir
  7. meu Deus, tudo o que li aqui é a mais pura verdade.Eu nao tenho mais palavras pra descrever o que sinto ...meu filho tinha 11a ,fazem 37dds que ele foi pro céu e me deixou sem chão..não sei se foi negligencia médica,nao sei se era hora ,mas só sei q a dor da saudades é imensa;assim que casei logo tive o waltinho ,por opção pois o trabalho de meu marido exige que ele passe dias (meses)fora de casa,me apeguei a ele com unhas e dentes ,tudo eu pperguntava a ele,tipo,onde vamos almoçar hj,vamos passear onde,vc quer q te leve onde...e assim foram 11 anos de dedicaçao,saia da minha cidade pra comprar pipa a 80k de dist...tenho um nene de 1a e 5m..porém nao substitui..choro todos os dias de soluçar,acho q estou enlouquecendo ,só queria ve-lo ver se ele tá feliz e perguntar o que aconteceu pra ele partir tão cedo....

    ResponderExcluir
  8. Débora querida! Peço-te que penses nesse AMOR IMENSO que sentes pelo Waltinho, e sei que o sentes por este outro bebê também. Procure trocar a tristeza pelo amor, distribua amor a crianças carentes, não é necessário que saias "forçando" a barra....mas pense que se fosse você do outro lado, vendo ele chorar desesperadamente e nada podendo fazer, é muito difícil nossa situação, ver nossos amores num caixão, é a pior coisa que pode acontecer para uma mãe que ama seus filhos...mas temos opções, uma é ficar se torturando com um fato que não retrocederá, assim sendo sofreremos mais ainda e faremos aqueles que nos amam(inclusive aquele que partiu antes de nós), sofrerem vendo-nos sofrer, sentindo inúteis pela incapacidade de sequer amenizar a dor de uma mãe, isto é fato, a dor é nossa e ninguém fará com ela diminua e nem se extingua do nosso coração, mas precisamos nos fortalecer na Fé em Deus que nada faz por acaso, não erra, é justo e bom! Quando acreditamos em Deus tudo torna-se mais leve, a dor da saudade viverá conosco, mas podemos transformá-la em atitudes de amor para com aqueles que aqui ficaram e estão necessidados de uma palavra de conforto, de um gesto de carinho, de uma roupinha que não se usa mais, e assim por diante, tenta te envolver com coisas que o Waltinho gostava , isso também pode ajudar, ajude crianças na idade dele , com certeza ele ficara feliz te vendo evoluir mesmo dilacerada por dentro! Espero tê-la ajudado assim como também fui ajudada em outros tempos! Conte sempre comigo amada!Bjins de Mãe pra Mãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse dia que vc postou essa msg foi exatamente o dia q meu Fellipe se foi...dia 16 de novembro de 2011, nesse dia parte de mim morreu com ele ;(

      Excluir
    2. É bem assim mesmo, uma parte de nós morre com os nossos amores! Costumos dizer que, existem muitas pessoas sobrevivendo com um rim, com pedaço do fígado que se regera e assim por diante. Mas nós Mães que vimos nossos filhos partirem, passamos a sobreviver com a metade do coração, porque coração é vida e ficamos pela metade também. Quem nos Ve, jamais sberá o quão dolorida se torna cada lembrança, as vezes caem lágrimas sem ao menos sentirmos, apensa por ver alguém que se parece com eles, uma roupa de que gostavam, uma palavra dita em algum local...lembranças é o que ficou em nossa mente, e as guardaremos eternamente!Força, Fé minha querida, só Deus nos fortalece para continuarmos sobrevivendo "pela metade" ! Bjins amada!!Que Deus te abençoe e que Maria te cubra com seu Manto Divino!

      Excluir
  9. E la se vão 11anos do meu Neni amado! Obrigada minhas iguais pelo apoio e carinho nesses 4anos do Mãos Dadas presencial e no Facebook. Deus nos abençoe e fortaleça a todas!

    ResponderExcluir