Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Encontro do Grupo Mães de Mãos Dadas dia 30 de junho/sábado, às 9 horas no Centro Espírita Nosso Lar.
Bjins de Mãe pra Mães!

sábado, 19 de maio de 2012

Margarete,Neida,Dilene,Elenice,Teresa,Vacil,Verinha e Martinha e na frente,Janynha,Elenita e Gleci.
Encontro de hoje dia 19 de maio de 2012.
Margarete  e Elenita , aniversariantes de maio!

Mães e/ou Pais que “perderam” filhos o Próximo Encontro do Grupo de Mãos Dadas, dias 02, 16 e 30 de junho /sábados, às 9 horas no Centro Espírita Nosso Lar. Rua Vigário Jobim (entrada ao lado da Barraca Pampa na Av. Tamandaré).

Sejam Benvindos!

Dúvida ligue para Elenita.

(55)84411649/91069692/99353625

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Próximo Encontro dia 21 de abril /sábado,às 9 horas .



Sejam Benvindos!

Mãos Dadas símbolo de união, fraternidade e solidariedade

Mãos Dadas símbolo de união, fraternidade e solidariedade

Por Otalicio J D do Amaral


.



Diz um texto que circula na Internet há muito... A Vida Ensina... O que não deixa de ser uma grande verdade, mas por vezes essa verdade machuca, faz doer, faz chorar lágrimas que não se quer de forma alguma. Informados que fomos a algum tempo de que algumas pessoas estavam constituindo um grupo um pouco diferente de outros, mas com a intenção de mostrar que Amor, União, Fraternidade e Solidariedade podem e devem de andar juntos, fomos à procura da pessoa que desde 2004 acalentava esse desejo de formar um grupo diferente, um grupo que reuniria e reúne mães que tiveram uma dura experiência, a da perda de um filho. Elenita Passos recebeu nossa reportagem e nos respondeu a alguns questionamentos, com muita tranquilidade, que com o passar dos minutos vimos ser sua marca o que nos deixou bem a vontade de fazermos as perguntas.



FP – Elenita conta para nossos leitores o que te levou a formar um grupo de mães que perderam filhos de alguma forma, por doença, acidente, crime (assassinato)?
Elenita - Amaral, eu em 17 de julho de 2004 tive meu filho tirado de mim brutalmente, ele foi assassinado, então passado esse episódio comecei a acalentar uma ideia, naturalmente pensando em outras mães que estavam na mesma situação que a minha, como levar uma palavra amiga, como nos fazer reunir para trocarmos experiências, colocarmos pra fora nossa tristeza, e também lembrar os momentos felizes que tivemos com aqueles que partiram nos deixando a ausência da presença e a presença da ausência em nós, que chamamos de saudade? E isso não foi assim rápido, levou algum tempo para amadurecer.

FP – Tu queres nos dizer que precisou amadurecer essa ideia, tiveste que, digamos, te preparar para o momento oportuno, que quando chegasse a hora iria acontecer?
Elenita – É... Na verdade parece que algo nos leva pra esse caminho de amadurecimento como pessoa, nos tornando melhor no entendimento de tudo o que acontece com uma mãe que tem essa, não sei te definir, mas digamos desagradável experiência. Uma mãe que passa por isso jamais será a mesma pessoa, passamos a ver as mesmas coisas que víamos antes, mas de uma forma diferente. A dor da perda de um filho é uma dor que podemos dizer pior, principalmente porque a nosso ver contraria a nossa natureza de que os pais normalmente partem antes dos filhos. E isso nos torna muito frágeis no entendimento dessa questão que é o mistério que nos cerca a respeito da vida.

FP – Então quando foi que o grupo se formou de fato?
Elenita – O grupo teve seu inicio no ano que passou no dia 09 de Julho de 2011, depois que fizemos alguns convites e enviamos alguns e-mails tipo cartaz a alguns amigos e uma boa parcela repassou a outros e alguns outros divulgaram em igrejas, casas espiritas e também naquele contato pessoal, pessoas que sabiam que alguém havia tido esse fato na família, recebi, recebemos um belo apoio o que nos fortaleceu e muito.

FP – Algum outro fato marcou esse inicio de atividades?
Elenita – Olha, podemos dizer que sim, em fevereiro de 2011 um acidente ceifou do convívio da família de uma amiga, a filha desta, Dilene Pietro, que me ajudou a concretizar a formação do grupo.

FP – Onde se reúne o grupo? Tem algum vinculo com algum grupo religioso?
Elenita – O grupo se reúne no primeiro e no terceiro sábado de cada mês as 9,00 horas no Centro Espirita Nosso Lar, que fica ali na rua Vigário Jobim, embora nos reunamos em um Centro Espirita nada tem em haver com religião, apenas nos cedem o espaço gentilmente, não é um grupo religioso, nosso grupo é de solidariedade, de apoio de uma para com as outras, quando nos encontramos nossa saudação é um abraço de coração com coração, onde se passa o melhor que temos em nós. Depois fazemos uma oração pois somos todas cristãs, sempre pedindo proteção a nós aos nossos amores que partiram.

FP – E os pais, homens, podem participar do grupo?
Elenita – Uma boa pergunta Amaral, mas é claro que pode e sentimos que deve de participar, a ideia inicial era de mães... Mas basta que o nome agora é Grupo Mãos Dadas, pois a simbologia de significado é de ajuda, de carinho, de afago que mãos proporcionam.

PF – Além de toda essa gama de conhecimentos em troca constante o que mais esse grupo tem e como pode ser possível realizar um voluntariado nessa questão de ajuda?
Elenita – Novamente uma boa pergunta, que respondo com muita felicidade, conseguimos entre nós mesmas roupas, calçados, e outras variedades, realizamos feiras e vendemos tudo a preços módicos, a partir de R$ 0,50 a unidade das roupas, calçados e assim por diante, com o dinheiro arrecadado compramos alimentos, e nos dirigimos a algumas vilas já escolhidas em nossas reuniões e entregamos para famílias necessitadas. Como já falamos e voltamos a frisar, o grupo é aberto a pessoas que tiveram essa triste e dolorosa experiência, não importa a religião, sua condição social, sua raça, o que nos interessa é que queira ser solidária, ser amiga, ser aprendiz, ser companheira, e que goste de gente.

FP – O Grupo Mãos Dadas recebe auxilio de algum profissional em psicologia e assistência social?
Elenita – Sim recebemos voluntariado de uma psicóloga Elenice Pazzetto e na área de assistência social de Margarete Vaz, ambas nos ensinam muito nessa questão que mexe com o nosso psicológico, com a nossa cabeça como se diz comumente. Nós como grupo que somos, só temos de agradecer por esta ajuda que essas profissionais nos dão, é muito agradável tê-las junto de nós.

FP – Elenita para finalizar gostaria de deixar alguma mensagem, algum agradecimento a alguém?
Elenita – Amaral, o que dizer em um momento desses, só agradecer ao Portal Fronteira da Paz, seu criador senhor Julio Reinecken, Direção e Equipe de Reportagem pela oportunidade de contar algo de nosso Grupo, de falar sobre perda de entes queridos, de entendimento de alguma maneira dessa situação que nos é muito complicada, mas este é um dos segredos da vida, para a vida. Seremos sempre gratos como grupo por esta oportunidade. E estaremos sempre aqui para ajudar alguém na situação que nos é peculiar. Obrigada mais uma vez.

Ao finalizarmos a reportagem com a Elenita ficou em nós, impresso, a vontade dessa mulher de querer ser solidária com outras mulheres que como ela tem em si a marca de saber o que acontece uma com a outra, a marca da mulher guerreira que junto com suas companheiras enfrenta o desafio de fortalecer a fé, de acreditar que é possível de mãos dadas se ter união, de ser fraterna, de ser solidária, de que juntas é possível um mundo melhor, de se fazer a caminhada evolutiva mais suave e de tornar o AMOR palpável na vida de cada uma e ainda poder distribuir aos menos favorecidos, e assim nos fazendo lembrar de que isso é na verdade fazer Caridade, é distribuir o maior sentimento que está em nós.





Read more: http://www.fronteiradapaz.com.br/coluna.php?id=2931#ixzz1sSJ6A7YU
Under Creative Commons License:
Attribution Non-Commercial

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Próximo encontro do Grupo de Mãos Dadas será dia 18 de fevereiro de 2012  às 9h , no Centro Espírita Nosso Lar.
O GRUPO DE MÃOS DADAS(Mães que perderam filhos), ESTÁ OFERECENDO GRATUITAMENTE CURSOS DE TRICÔ, CROCHÊ E FUXICO, COM INÍCIO DIA 18/02 ÀS 9H NO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR. INSCRIÇÕES NO DIA.
PARA OS CURSOS DE TRICÔ E CROCHÊ LEVAR AGULHAS E LÃ OU LINHA. PARA O CURSO DE FUXICO LEVAR AGULHA DE COSTURA.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

sábado, 17 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DE MÃOS DADAS!








Hoje foi a nossa confraternização com direito a café da manhã delicioso em companhia do Grupo Musical Harmonia,  super Especial!!

domingo, 13 de novembro de 2011


Mães e/ou Pais que perderam filhos!Transforme sua Dor em gestos de Amor! Próximo Encontro do Grupo de Mãos Dadas dia 26 de novembro/sábado, às 9 horas no Centro Espírita Nosso Lar.Rua Vigário Jobim (entrada ao lado da Barraca Pampa na Av. Tamandaré).
Sejam Benvindos!

domingo, 30 de outubro de 2011

Próximo encontro do Grupo Mães de Mãos Dadas dia 12 de novembro/sábado, às 9 horas no Centro Espírita Nosso Lar.
Bjins de Mãe pra Mães!

ENCONTRO DO DIA 29 DE OUTUBRO DE 2011.

Decisões tomadas neste dia:  A Feira do Grupo de Mãos Dadas acontecerá na Praça General Osório dia 10 de dezembro de 2011 durante todo o dia!
 Jany, Renét, Eva, Maria Ester, Solange, Araci, Elenita, Neida(atrás), Martinha, Sheila, Elenice e a Olga na frente.

 Eva, Jany, Renét, Margarete, Maria Ester, Solange, Araci, Elenita, Neida(atrás), e a Olga na frente, Martinha e Sheila.



sábado, 15 de outubro de 2011

Próximo Encontro do Grupo de Mãos Dadas!

Encontro do Grupo Mães de Mãos Dadas dia 29 de outubro/sábado, às 9 horas no Centro Espírita Nosso Lar.
Bjins de Mãe pra Mães!

ELES VIVEM!


ELES VIVEM!



Ante os que partiram, precedendo-te na Grande Mudança, não permita que o desespero te ensombre o coração.

Eles não morreram. Estão vivos.

Compartilham-te as aflições, quando te lastimas sem consolo.

Inquietam-se com a tua rendição aos desafios da angústia quando te afastas da confiança em Deus.

Eles sabem igualmente quanto dói a separação.

Conhecem o pranto da despedida e te recordam as mãos trementes no adeus, conservando na acústica do espírito as palavras que pronunciaste, quando não mais conseguiam responder as interpelações que articulaste no auge da amargura.

Não admitas esteja eles indiferentes ao teu caminho ou a tua dor. Eles percebem quanto te custa a readaptação ao mundo e a existência terrestre sem eles e quase sempre se transformam em cirineus de ternura incessante, amparando-te o trabalho de renovação ou enxugando-te as lágrimas quando tateias a foto,ou lhes enfeita a memória perguntando, porquê?

Pensa neles com a saudade convertida em oração.

As tuas preces de amor representam acordes de esperança e devotamento, despertando-os para visões mais altas na vida.

Quando puderes, realiza por eles as tarefas em que estimariam prosseguir e tê-los-ás contigo por infatigáveis zeladores de teus dias.

Se muitos deles são teu refúgio e inspiração nas atividades a que te prendes no mundo, para muitos outros, és o apoio e o incentivo para a elevação que se lhes faz necessária.

Quando te disponhas a buscar os entes queridos domiciliados no Mais Além, não te detenhas na terra que lhes resguarda as últimas relíquias da experiência no plano material...

Contempla os Céus em que mundos inumeráveis nos falam da união sem adeus e ouvirás a voz deles no próprio coração, a dizer-te que não caminharam na direção da noite, mas sim ao encontro de Novo Despertar!



Emmanuel


Encontro dia 15 de outubro de 2011.

 Dilene,Maria Ester, Teresa, Vacil, Jany e Gleci.
 Solange, Olga, Ana, Gleci e Jany.
Jany, Solange, eu e Martinha,

Encontro do dia 15 de outubro de 2011.

 Jany, Solange, eu e Martinha.
 Eu e Martinha
Eu e Martinha
Eu homenageando a Dilene(blusa estampada) .

Encontro do dia 15 de outubro de 2011.

No encontro de hoje, decidimos que na feira que realizaremos na primeira quinzena de novembro, usaremos uma camiseta branca com a foto dos nossos filhos, nesta feira venderemos coisas novas como colchas de Crochê e de retalhos, confeccionados pelas mães, e também roupas novas e semi novas, além de artesanatos e outros objetos e/ou produtos que conseguirmos  através da união e esforço dos integrantes do nosso grupo! Obrigada por existirem!! Bjins de Mãe para Mães!

Encontro do dia 15 de outubro de 2011.

Encontro do dia 15 de outubro de 2011.



 Gleci e eu.
 Ana,Martinha,Solange,Gleci,Tereza,Vacil,Maria Ester e Jany.
Eu e a Martinha.

Encontro do dia 15 de outubro de 2011.

Encontro do dia 15 de outubro de 2011.

 Dilene, Maria Ester, Terza e Vacil.
 Olga, Jany, Gleci, Ana e Martinha.

 Jany, Solange, Ana e Martinha.
Jany, Solange, Eu e a Martinha.

sábado, 1 de outubro de 2011


Encontro do Grupo Mães de Mãos Dadas dia 15 de outubro/sábado, às 9 horas no Centro Espírita Nosso Lar.

terça-feira, 27 de setembro de 2011


Encontro do Grupo Mães de Mãos Dadas dia 01 de outubro/sábado, às 9 horas no Centro Espírita Nosso Lar.
Faremos um mutirão para confecção de colchas e acolchoados ! Bjins de Mãe pra Mães!

sábado, 24 de setembro de 2011

ENCONTRO DE 24 DE SETEMBRO DE 2011.
  Olga, Sheila e Elenice.
 Valcir e a esposa Teresa.
 Jany e eu
 Elenice,Jany, Gleci,Elenita,Sheila, Teresa e Valcir e na frente:Olga, Maria Araci e Margarete.
 Elenice,Jany, Gleci,Elenita,Sheila,Teresa e na frente:
Olga, Maria Araci e Valcir.
Gleci, Maria Araci e Margarete.